Proposta de Metodologia
de Trabalho Escolar

O uniforme é de uso diário e obrigatório.

Todas as peças do uniforme devem ser identificadas com o nome e sobrenome da criança, utilizando caneta para tecido;

O uso de tênis é obrigatório.

Os uniformes poderão ser adquiridos na secretaria do colégio, ou através do site.

1. CAPA: Deve conter apenas

2. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

3. ÍNDICE

4. APRESENTAÇÃO: (Introdução)

NOME DA INSTITUIÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO

São Paulo, 15 de Março de 2012.

Nome: Pedro Lins
Número: 27
Ano: 4º ano B
Disciplina: História
Professor: André

1- Apresentação ……………..03
2- Título …………………..04
– subtítulo ………………..04
– subtítulo ………………..05
– subtítulo ………………..06
3- Conclusão ………………. 09

4- Bibliografia ……………..10

5- Apêndice (se houver) ………12

A apresentação é a introdução do trabalho, ou seja, é o momento em que o aluno irá dizer de maneira bem resumida, sobre o que ele irá tratar no trabalho, onde ele pesquisou, se teve alguma dificuldade, e tentar explicar, também resumidamente, por que é importante a leitura deste trabalho.
É melhor que esta etapa seja a última a ser feita no trabalho, pois assim você terá mais clareza sobre o que vai aprender. Este é um processo em que o aluno está aprendendo a se expressar, refletindo sobre o que escreveu.

Pode ser colocada uma ilustração na capa desde que não prejudique a disposição do título do trabalho.

Esta 2ª página deverá constar apenas a identificação do aluno, na parte inferior no canto direito da página.

No índice deverão constar todos os títulos e subtítulos constantes neste trabalho, a partir desta página.

DICA: Deverá explicar tudo com detalhes e com as suas próprias palavras, fazendo de conta que quem vai ler não entende nada do assunto e passará a entender após a leitura.

5. DESENVOLVIMENTO

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

8. APÊNDICE

Aqui inicia-se o desenvolvimento do trabalho. É a pesquisa propriamente dita, onde o aluno irá transcrever, argumentar, apresentar dados e informações, ilustrar com fotos, desenhos, gráficos e mapas.                                      
          O aluno deverá tomar cuidado para não compilar, foto copiar, ou apenas imprimir textos. Deverá esforçar-se para imprimir a sua marca no trabalho. Por isso, recomenda-se que os trabalhos sejam manuscritos, para que o aluno exercite sua capacidade de transpor informações de próprio punho, não apenas compilar.
Observação: As fotos, desenhos, gráficos e mapas deverão ser sempre acompanhadas de LEGENDAS.

 A conclusão é o momento em que o aluno será testado. É na conclusão que o aluno irá dizer, com suas próprias palavras, o que aprendeu com a pesquisa, quais as considerações, críticas, observações e alternativas propostas.

          É a amarração do trabalho, é o momento da prova, de dizer como está, se gostou ou não de testar a qualidade do produto final.

Aqui o aluno deverá citar as fontes pesquisadas, que não precisam ser apenas bibliográficas (de livros).

          A pesquisa pode ter sido extraída de jornais, revistas, programas de TV, internet, entrevistas e etc…
Todas as fontes deverão ser citadas e de maneira organizada constando:

O nome da obra, livro, jornal, …;
* O título da matéria;
* O nome do autor – SEMPRE se coloca primeiro o último sobrenome do autor:                                      ex: SABINO, Fernando
* O nome da editora, local e data da publicação.

O apêndice é opcional.
          Serve para o aluno acrescentar alguma coisa que ele achou interessante, a que não conviria colocar no corpo do trabalho: um texto, um poema, um conjunto de fotos, um glossário, etc…
          É o último item do trabalho.

ATENÇÃO: Após o apêndice, deverá constar sempre uma contra capa em branco.

1. Todos os trabalhos deverão ser entregues na data estabelecida pelo professor;

2. NUNCA entregue um trabalho com erros ortográficos, rasuras e/ou amassados.